terça-feira, 4 de junho de 2013

    Depoimentos de Leitura e escrita 

Experiências das professoras que elaboraram este blog. 



   
     Fevereiro de 85, iniciava a 5ª série, a profª.: Ineide anunciou que leríamos um livro por bimestre e pediu que todos trouxessem o dinheiro logo, pois desta forma ela poderia comprar de uma só vez na editora e o preço seria menor.  Ao avisar meu pai, ele disse que já havia comprado o meu caderno e outros materiais para os meus irmãos "no sufoco".

     A data da prova se aproximava, era segunda e eu sabia que era importante, mas meus pais não. Eles nem sabiam que tinha 5ª série, porque lá na Bahia, onde eles viveram, o irmão mais velho ia para a cidade, aprendia a ler e voltava para ensinar aos mais novos. Geralmente voltava em um ano, mas o estudo completo era quatro, ou seja, a professora da 4ª série que explicou para eles que aqui em São Paulo podíamos estudar mais.

       Perguntei para a mãe se o pai ia comprar e ela disse que quando ele pudesse iria.

     A tia Maria que trabalhava de doméstica na casa de uma professora veio no sábado e trouxe uma sacola de roupas e livros usados e lá estava ele: O Menino de asas de Homero Homem (1984). Quase voei de alegria. Devorei o livro. Chorei e fiquei feliz. Depois li os outros que vieram, entre eles uma gramática. No meu aniversário meu pai me deu o livro, em novembro. Esse livro e a dificuldade que tinhamos para adquirí-lo contribuiu para que eu pudesse ler com a alma. A partir dele não via mais a escrita e a leitura como mera obrigação, mas sim como caixas de surpresas e segredos que poderíamos desvendar.
Aldinesa F. dos Santos.
Perfil: gosto de conversar e debater ideias. Trabalho no cargo de professora desde 1995

Referência bibliográfica
CAVALCANTI, H. H. S.(1971) Menino de asas, 18ª ed. São Paulo: Ática, 1984. 79 p. Coleção vaga-lume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário