terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de aula - Leitura e produção escrita
Texto: O avestruz de Mario Prata

Duração: 5 aulas
Público: 6ª série
Materiais: texto impresso

1ª aula

Ativação dos conhecimentos de mundo: Inferências a partir de título.
  • O que é um avestruz?
  • Já viram um avestruz?
  • O que vocês sabem sobre a ave?
  • O que um texto deste pode conter?

1ª leitura silenciosa
2ª leitura pelo professor
  • Socialização de opiniões sobre o texto.
  • As inferências foram confirmadas ou não?
  • Estudo do vocabulário em grupos de 4 alunos:
  • Levantamento de hipóteses das palavras desconhecidas a partir do contexto (efetuar anotações)
  • Confirmação ou não das hipóteses após consulta ao dicionário;
  • Compartilhamento do que foi deduzido e após se foi confirmado.


2ª aula
  • Debate regrado para exercício das habilidades:
  • Inferir tema ou assunto principal do texto com base na compreensão global;
  • Inferir informações pressupostas ou subentendidas com base na compreensão global.

3ª aula

  • Estudo do gênero crônica narrativa.
  • Identificação dos elementos da narrativa e as relações lógicas e seqüenciais estabelecidas no texto.
  • Reescrita do texto com alteração do foco narrativo
  • Perspectiva do garoto.

4ª aula

  • Socialização das produções.

5ª aula

  • Identificação e estudo da classe de palavra artigos:
  • Estudo da determinação e indeterminação do sujeito e seus efeitos na construção do texto.
  • Exercícios de inferência.

Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário