Plano de aula - Leitura e produção escrita
Texto: O avestruz de Mario Prata
Duração: 5 aulas
Público: 6ª série
Materiais: texto
impresso
1ª aula
Ativação dos
conhecimentos de mundo: Inferências a partir de título.
- O que é um avestruz?
- Já viram um avestruz?
- O que vocês sabem sobre a ave?
- O que um texto deste pode conter?
1ª leitura
silenciosa
2ª leitura pelo
professor
- Socialização de opiniões sobre o texto.
- As inferências foram confirmadas ou não?
- Estudo do vocabulário em grupos de 4 alunos:
- Levantamento de hipóteses das palavras desconhecidas a partir do contexto (efetuar anotações)
- Confirmação ou não das hipóteses após consulta ao dicionário;
- Compartilhamento do que foi deduzido e após se foi confirmado.
2ª aula
- Debate regrado para exercício das habilidades:
- Inferir tema ou assunto principal do texto com base na compreensão global;
- Inferir informações pressupostas ou subentendidas com base na compreensão global.
3ª aula
- Estudo do gênero crônica narrativa.
- Identificação dos elementos da narrativa e as relações lógicas e seqüenciais estabelecidas no texto.
- Reescrita do texto com alteração do foco narrativo
- Perspectiva do garoto.
4ª aula
- Socialização das produções.
5ª aula
- Identificação e estudo da classe de palavra artigos:
- Estudo da determinação e indeterminação do sujeito e seus efeitos na construção do texto.
- Exercícios de inferência.
Aline
Nenhum comentário:
Postar um comentário