Situação
de Aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos do 9º ano, outra possibilidade
para trabalhar com o texto “Pausa” de Moacyr Scliar
PAUSA
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da
cama, correu para o banheiro. Fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e
sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu,
bocejando:
—Vais
sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a
fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita,
deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
—Todos
os domingos tu sais cedo – observou a mulher com azedume na voz.
—Temos
muito trabalho no escritório – disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
—Por
que não vens almoçar?
—Já
te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que
voltasse a carga, Samuel pegou o chapéu:
—Volto
de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel
tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os
guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o
pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras.
Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou
furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho
que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos,
pôs-se de pé:
—Ah!
Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
—Estou
com pressa, seu Raul – atalhou Samuel.
—
Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante.
Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado,
olharam-no com curiosidade:
—Aqui,
meu bem! – uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta
a chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho:
a um canto, uma bacia cheia d’água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas
esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na
mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho
franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata.
Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel
de embrulho, deitou-se fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a
move-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um
círculo luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície
imensa, perseguido por um índio montado o cavalo. No quarto abafado ressoava o
galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas,
corriam. Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor
lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados: o índio
acabava de trespassá-lo com a lança. Esvaindo-se em sangue, molhando de suor,
Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da
cama, correu para a bacia, levou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu.
Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
—
Já vai, seu Isidoro?
—Já
– disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
—Até
domingo que vem, seu Isidoro – disse o gerente.
—Não
sei se virei – respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caia.
—O
senhor diz isto, mas volta sempre – observou o homem, rindo.
Samuel saiu.
Ao longo dos cais, guiava lentamente. Parou um
instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado.
Depois, seguiu. Para casa.
(in:
Alfredo Bosi, org. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix,
1977. p. 275)
1) Sensibilização
Preparação da classe para a leitura que será feita.
Atividades Orais:
a) Você conhece o autor?
b) Você já leu algum texto
dele? Qual?
c) O que você achou do
título?
d) O título do texto
chamou sua atenção para a leitura?
e) O que, para você,
significa uma “Pausa”?
f) Observando o título,
o que você acha que o autor vai nos contar?
2) Leitura Individual
3) Leitura dramatizada pelo professor:
Através da leitura feita pelo professor, todos os alunos passam a
participar, pois, inicialmente, aqueles que apresentam dificuldades na leitura
individual, terão oportunidade de conhecer o conteúdo do texto lido e
apreciá-lo junto aos demais alunos.
4) Trabalhando o vocabulário
Os alunos deverão, nesse momento, destacar do texto as palavras que não
conhecem. Depois, o professor irá propor essa etapa: deverão consultar o
dicionário que tentem inferir o sentido delas, de acordo com o contexto em que
estão inseridas. Após para checar as hipóteses levantadas por eles.
5) Conversa Informal
a) O que vocês acharam do texto?
b) Por que vocês acham que Samuel sai de casa para dormir no hotel?
c) Como parece ser o relacionamento entre Samuel e sua esposa?
d) À medida que vamos avançando na leitura, o que parece que Samuel vai
fazer no Hotel?
e) Vocês acharam o final interessante? Por que?Uma amante? Possui outra família? Esconde um grande segredo?
Essas considerações nortearão a realização das produções dos alunos.
Essas considerações nortearão a realização das produções dos alunos.
6) Retomando o texto: Características da tipologia narrar (revisão de
conteúdo)
a) Preenchendo um quadro com os elementos da
narrativa:
- autor;
- personagens;
- foco narrativo;
- enredo;
- tempo;
- espaço;
- clímax;
- desfecho.
b) Correção da atividade
7) Explorando o autor
Nessa etapa, o professor irá propor aos alunos que
pesquisem outros textos de Moacyr Scliar. A pesquisa pode ser feita na
biblioteca da escola ou na internet. Os alunos encontrarão contos e crônicas e,
a partir dessa pesquisa, o professor pode explorar as características dos dois
gêneros textuais em questão.
8) Produção Escrita
Após o debate com a classe sobre o conto, o
professor pode enfatizar que o texto apresenta a fuga do personagem Samuel, na tentativa
de refugiar-se do stress do dia-a-dia, construindo outra rotina. Mas, que pode
levar a outras interpretações. Algumas considerações devem ter sido feitas pela
classe: Ele poderia ter uma amante? Possui outra família?Esconde um grande
segredo? Essas considerações nortearão a realização das produções dos alunos.
Proposta da produção:
Após a leitura do conto, imagina a seguinte
situação: A mulher de Samuel, cansada dessa situação, fica imaginando o
motivo que leva seu marido a sair de casa, todos os domingos, com a
justificativa de ir trabalhar. Intrigada, ela resolve segui-los. O que acontece
a seguir?
9) Reescrita do Texto
10) Produto Final
Apresentação Teatral, após os textos reescritos, os
alunos serão organizados em grupos. Cada um deverá escolher um dos textos
elaborados pelos seus representantes e apresentá-lo; em forma de peça teatral
para a classe.
Adriana da Silva
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