quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relato de experiência de leitura e escrita

     Minha experiência com a palavra escrita veio pelas mãos da minha mãe, mulher batalhadora que me alfabetizou, antes mesmo da escola. Ela me ensinou o valor da comunicação e o poder das palavras, mesmo sem muito estudo me fez entender que o conhecimento é o bem mais precioso do ser humano.Quando entrei na escola, já sabia ler e escrever e a professora pediu que eu não demonstrasse isso, o que fez com que eu me tornasse uma aluna muito "quietinha", tímida e introspectiva.

        Meu percurso escolar foi tranquilo, sempre acompanhada de perto por minha mãe. Na sétima serie ganhei, num concurso de redação, o livro "O Cortiço" de Aloísio de Azevedo, devorei-o, não sei se pelas passagens picantes para minha idade, na época ou pela riqueza de detalhes que pareciam me colocar dentro da história. Resolvi fazer o Magistério, também por influência da minha mãe. A experiência com as crianças através da alfabetização me fez perceber quão rica é a oportunidade de apresentar a palavra para quem a desconhece.

       Sempre gostei muito de ler, nas minhas primeiras viagens pelo mundo da leitura, li algumas histórias de Agatha Christie e Sidnei Sheldon que me fizeram gostar desse estilo. Durante a faculdade realizei muitas leituras, mas me atraiu especialmente os contos de Edgard Allan Poe, por sua natureza misteriosa. Hoje em dia, para ser bem sincera não leio muito, enfrento dupla jornada e me divido entre o trabalho, a casa, os filhos, o maridão e todos querem atenção especial.

        Fui a primeira da família a me tornar professora, mas após essa trajetória de amor com a palavra e o conhecimento, fui seguida por minha mãe, aquela que me alfabetizou lá atrás, com pouco estudo, hoje ela também é professora e alfabetiza muitas outras crianças. Minha mãe é um exemplo de dedicação e determinação. Espero poder ser também um exemplo para os meus filhos e alunos.
Adriana da Silva
 
Cursei o antigo magistério e depois me formei em Letras pela Uniban em 1991. Estou na rede desde 1987. Tenho dois filhos e moro em Carapicuíba. Trabalho na Escola Dr. Benedito de Lima Tucunduva.

2 comentários:

  1. Adriana, também fui a primeira professora da família. Motivei minha irmã e ela se transformou em uma ótima professora de Artes. É muito bom sabermos que servimos de exemplo para pessoas que amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto a mesma coisa, Adriana. E agora que tenho filhos espero que eles também sintam prazer na leitura e amor pelos estudos. Quero passar para eles bons exemplos e sentir orgulho por suas realizações.

      Excluir