segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem de língua portuguesa para o público do 9º ano, a partir do texto "Meu primeiro beijo" de Antonio Barreto.

A prática fundamentada na teoria
Da literatura infanto-juvenil à paródia.

Atividades para diferentes etapas de uma situação de aprendizagem com foco em leitura e escrita, para público de nono ano, a partir das seguintes estratégias previstas para seis até oito aulas:

1.      Para ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição.
Apresente aos alunos o título: Meu primeiro beijo.  Solicite levantamento de hipóteses sobre o assunto numa folha de papel pequena que tenha ao menos cinco linhas, neste momento não é necessário que os alunos se identifiquem para que fiquem mais à vontade para escrever. Recolha e reserve para checagem.
Checagem de hipóteses.
Proponha a leitura em voz alta, se possível representada por um menino e uma menina, mas permita que eles se ofereçam para ler. Somente se não houver oferta, selecione o leitor. Caso seja pertinente, o professor deverá também efetuar uma leitura.
Dê oportunidade para leitura feita por outra dupla, inspirando-os a diferentes entonações de leitura.
Texto:
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

Enfim, distribua as hipóteses reservadas anteriormente, leiam as hipóteses socializando-as.
Temporalidade provável: 1 aula

2.      Comparação de informações.
Oralmente, solicite que os alunos comparem as hipóteses levantadas ao texto lido.
Localização de informações
Solicite aos alunos que identifiquem:
ü  Fato ocorrido
ü  Personagens
ü  Local
ü  Autor.

3.      Como recuperação do contexto de produção
Proponha como lição de casa a pesquisa sobre o autor do texto. Investigação sobre a obra na qual o texto se encontra.
Caso tenha disponível em sua escola sala com acesso à internet, faça este passo na escola. Incentive os alunos à leitura integral da obra "Balada do primeiro amor" e discorra sobre literatura infanto-juvenil.
Temporalidade variável: 1 ou duas aulas.

4.  Para produção de inferências locais.
Questione, de forma escrita, os alunos sobre qual a percepção que tiveram sobre o garoto, usando as expressões: “O cultura inútil”, “ Paracelso”,  “bactéria falante”.
Para inferência global
Questione os alunos sobre as inferências que tiveram sobre o perfil do aluno e da aluna ao concluírem a leitura.

5.  Para percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade.
Solicite aos alunos que em grupos de cinco tragam músicas antigas ou atuais que falem do beijo. Apresentem para os colegas. Neste caso, se houver a possibilidade de usar meios midiáticos, será melhor.
Os grupos deverão conversar sobre o beijo relacionado ao amor, à religião, à sociedade na qual vivemos e ao tempo e registrar individualmente os comentários. Partindo para a argumentação. Estimule-os a falarem das mudanças que ocorreram durante o tempo sobre o beijo e o que eles pensam sobre isto.
Previsão de duas aulas.

6.  Para percepção de outras linguagens e elaboração de apreciação relativa a valores morais.
Elaborar paródias com as músicas que trouxeram e o assunto o beijo em nossa sociedade. Pode-se utilizar meios multimídia para apresentar aos colegas.

Previsão de duas aulas.
Aldinesa  dos Santos Herreira.
Referência bibliografica
DOLZ, J. & B. Schneuwly. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p.41-69.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário