quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relato de experiência de leitura

       Infelizmente, quando eu estava na 7ª série, hoje, atual 8º ano, tive uma professora que tentou introduzir clássicos da literatura em nosso cotidiano, como A Moreninha e O Guarani de José de Alencar (1857). Como não tínhamos vivência e nem conhecimento do vocabulário, odiávamos ler. Eu e meus colegas de classe não gostávamos de ler, porque a escolha das obras não foram, apesar da boa intenção da professora, adequadas para nossa faixa etária. 

       Tento não cometer este tipo e erro com meus alunos. Lembro-me que quando estava no 2º colegial, li Vidas Secas de Graciliano Ramos (1938) e me apaixonei pela obra. Era como se eu estivesse vivendo cada momento da história de Fabiano. Chorava demais.  Ainda mais, porque me fazia lembrar dos depoimentos de meu pai que presenciou muito do que se fala no livro, já que ele veio do Nordeste. Outra obra que adorei, mas porque li na época certa, foi Senhora de José de Alencar (1875), livro que sempre comento seu enredo com meus alunos instigando-os a saber o que deu a vingança de Aurélia! 

       Ler é isto: aprender, se emocionar, e compartilhar cada experiência vivida. Como educadora tenho a maior preocupação na escolha dos livros paradidáticos. A opinião dos meus alunos é de grande valia. Não quero que eles passem um tempo de suas vidas odiando leitura!
Adriana Oliveira da Silva.
Perfil: formada em Letras pela UNIFIEO; Especialização em Direito Educacional na Universidade São Luis; Licenciada em Pedagogia pela UNINOVE.  Professora de Português desde 1995, efetiva na E.E. Jardim Santa Angela desde 2.000.




Um comentário: